Líquido Espinal Pode Conter Pistas da A-T

Líquido Espinal Pode Conter Pistas da A-T

Abril, 2015 - Com o financiamento do A-T Children's Project, Stefan Zielen e Ralf Schubert da Goethe-University em Frankfurt, Alemanha, vão examinar o líquido espinal das crianças e adolescentes com A-T em uma tentativa de identificar indicadores mensuráveis do estresse oxidativo, da inflamação, ou de lesões teciduais que se relacionem com a progressão e gravidade da doença.

O líquido espinal, ou liquor, é um fluido incolor que circula pelo cérebro e medula espinal, e geralmente contém marcadores de doenças do sistema nervoso central. Esses marcadores podem ser indicadores valiosos da progressão e gravidade da doença. E, se for descoberto um marcador confiável para A-T, ele poderá ser utilizado para avaliar respostas às intervenções terapêuticas.

Muitos estudos têm demonstrado que as células obtidas de pacientes com A-T e cultivadas em laboratório, assim como as células de ratos com A-T, possuem sinais de ‘estresse oxidativo’ e ‘Espécies Reativas de Oxigênio’ (ERO) elevadas, mas apenas dois ou três estudos deram mostras de que o estresse oxidativo e inflamação de fato ocorrem no corpo das pessoas com A-T.

Alguns anos atrás, um laboratório independente financiado pelo A-T Children's Project examinou a expressão total de proteínas no líquido espinal de adultos com A-T avançada. Os resultados publicados dessa pesquisa mostraram que a expressão de pelo menos 13 proteínas, relacionadas com neurodegeneração ou com câncer, era alterada nas pessoas com A-T, comparadas com indivíduos sadios. Entretanto, esse estudo não analisou pacientes com A-T mais jovens para saber como os níveis de proteína se modificaram.

Agora, Dr. Zielen e Dr. Schubert vão procurar especificamente por marcadores de estresse oxidativo, inflamação e degeneração no líquido espinal de pacientes jovens em diversos momentos do processo da doença. Se eles conseguirem identificar os bio-marcadores de doença da A-T, os clínicos e cientistas terão uma ferramenta poderosa para rastrear a gravidade da doença e as mudanças dessa gravidade durante os testes clínicos. A função biológica da descoberta dos marcadores também podem fornecer pistas valiosas sobre a causa fundamental da morte de células do cérebro na A-T.

- Ver mais em: www.atcp.org

 
Acontece...
Congresso Mundial de Ataxia-Telangiectasia

Congresso Mundial de...

A-T Clinical Research Conference Warsaw, Poland, October 6-8...
Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Uma vida com atitude Se você curte Rock, entre no site da Tuta...
Palestras na AACD

Palestras na AACD

A convite da AACD estivemos no seu auditório nos dias 10 e 17 de...
4º ENCONTRO

4º ENCONTRO

4º. Encontro para Profissionais, Familiares, Cuidadores, Amigos...
 
Projetos em Andamento
Plataforma Global de Dados

Plataforma Global de Dados

A manutenção da Nova Casinha

A manutenção da Nova Casinha

A manutenção da nova Casinha A reforma da Casinha foi realizada...
O lanche e as atividades artísticas da Casinha

O lanche e as atividades artísticas da...

A Casinha precisa de sua ajuda! O lanche teve início quando...
 
 
 
25.03.2017