Resumo da Palestra - 4º Encontro

4º. Encontro para Profissionais, Familiares, Cuidadores, Amigos e Pacientes com Ataxia-Telangiectasia

RESUMO DA PALESTRA

Resumo da palestra “Dicas nutricionais para pacientes A-T”

Os alimentos se dividem em 4 categorias: alimentos in natura ou minimamente processados; produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza; produtos processados e alimentos ultraprocessados

Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza, por exemplo, folhas, legumes, frutas, raízes, tubérculos e ovos.

Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de outras substâncias ao alimento original.

Exemplos de alimentos minimamente processados:

  • Arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado;
  • Milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais;feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas;
  • Cogumelos frescos ou secos;
  • Frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras substâncias;
  • Castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar;
  • Cravo, canela, especiarias em geral e ervas frescas ou secas;
  • Farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água;
  • Carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados;
  • Leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar);
  • Ovos;
  • Chá, café, e água potável.

Os produtos extraídos de alimentosin natura ou diretamente da natureza são sal, óleo, manteiga e açúcares. Recomenda-se que a ingestão destes alimentos deve ser em pequenas quantidades e de forma moderada.

Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados. Exemplos: cenoura, pepino, palmito, cebola, ervilhas, couve-flor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

Alimentos ultraprocessados em geral são feitos em indústrias de grande porte e envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial. Devido a sua composição são nutricionalmente desbalanceados. Por causado sabor, praticidade e apresentação são consumidos em excesso e substituem os alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, as formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.

Alimentos ultraprocessados incluem vários tipos de guloseimas, bebidas adoçadas com açúcar ou com adoçantes artificiais, pós para refrescos, embutidos e outros produtos derivados de carne e gordura animal, produtoprodutos congelados prontos para aquecer, produtos desidratados (como misturas para bolo, sopas em pó, “macarrão” instantâneo e “tempero“ pronto e uma infinidade de novos produtos que chegam ao mercado todos os anos, incluindo vários tipos de salgadinhos “de pacote”, cereais matinais, barras de cereal, bebidas energéticas, entre muitos outros. Pães e produtos panificados tornam-se alimentos ultraprocessados quando além da farinha de trigo, leveduras, água e sal, seus ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite emulsificantes e outros aditivos.

Uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados de alimentos processados é consultar a lista de ingredientes que, por lei, deve constar dos rótulos de alimentos embalados que possuem mais de um ingrediente. Um número elevado de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) e, sobretudo, a presença de ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias (gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos) indicam que o produto pertence a categoria de ultraprocessados.

Exemplo de alimentação saudável: Uma alimentação equilibrada e saudável além de estar de acordo com a necessidade energética da pessoa, deve conter os principais grupos alimentares. Eles podem ser divididos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, mandioca, mandioquinha, pão, biscoitos, bolos...), hortaliças (verduras e legumes), frutas, proteínas animais (carne bovina, suína, aves, peixes, ovos, leite e derivados...), proteínas vegetais – leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha, soja), óleos e gorduras (azeite de oliva, óleo vegetais, manteiga, margarina...) e doces (sobremesas como tortas, mousses, pudins, chocolates...). Destes, os principais são os carboidratos, hortaliças, frutas, e as proteínas animais e vegetais. Os carboidratos devem estar presentes no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar (de preferência integrais), as hortaliças devem estar presentes no almoço e no jantar (quanto mais variadas e coloridas, melhor), as frutas devem ser consumidas de 3 a 5 porções por dia (varie sempre nas opções dentro do possível), as proteínas animais devem ser consumidas todos os dias (no caso de leite e derivados 3 porções por dia), as proteínas vegetais devem ser consumidas 1 porção por dia, em relação aos óleos/gorduras e doces consuma-os com moderação e em pequenas quantidades.



 
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20.09.2017