A manutenção da Nova Casinha

A manutenção do Ambulatório de Imunopediatria -  Casinha

A reforma da Casinha foi realizada no final de 2015 e o tempo passa muito rápido!

Além do desgaste natural das edificações ela está sujeita ao uso intenso de pacientes, familiares, médicos e funcionários durante todos os dias da semana.

Para que possamos manter a qualidade do espaço obtido iniciamos um sistema de manutenção regular para que todos continuem a usufruir destes benefícios.

Além da manutenção propriamente dita continuamos, sempre que possível, a melhorar suas instalações com pequenos detalhes.

Sempre que possível contamos com sua colaboração!

 A Casinha

Todos os que acompanham os nossos encontros sempre ouvem falar sobre a Casinha.
O que é a Casinha? Onde é a Casinha?

Existem várias instituições na cidade de São Paulo que acompanham pacientes com A-T, mas foi no ambulatório de Alergia e Imunopediatria da UNIFESP/Hospital São Paulo onde tivemos o primeiro contato com este tipo de atendimento.

Sendo a imunodeficiência uma das características da Ataxia-Telangiectasia nossos pacientes também são atendidos na Casinha, e foi neste ambulatório que começou a historia do Projeto A-T/ Brasil.

Nossa parceria é, antes de mais nada, de coração. Nada além do desejo de melhorar qualidade de vida e de atendimento aos pacientes e suas famílias, nos une.

Inicialmente os atendimentos restringiam-se ao controle imunológico.

Simultaneamente alguns trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos através do acompanhamento destes pacientes dando origem a uma equipe que tem obtido resultados animadores.

Com o passar do tempo a quantidade de pacientes aumentou assim como o conhecimento a respeito de como tratá-los e melhorar sua qualidade de vida.

Neste ambulatório os pacientes encontram a acolhida, o carinho e a atenção tão necessários, quando se trata de um assunto tão importante quanto a saúde dos nossos filhos. Por este motivo ela é carinhosamente chamada por todos de Casinha, até por que ela realmente é uma casinha.

A Casinha está situada na Rua dos Otonis, nº 719, pertence ao Hospital São Paulo.

 

O acompanhamento dos pacientes do Projeto A-T / Brasil

Hoje são disponibilizados dois tipos de acompanhamento:

  1. Para aqueles que moram em São Paulo e fazem acompanhamento regular de controle, está disponibilizada também a avaliação e acompanhamento nutricional, fonoaudiológico, fisioterapeutico.
  2. Para os que moram em outras cidades ou estados existe a possibilidade de virem a São Paulo para avaliações pré-agendadas com esta equipe multidisciplinar.

 

Durante as avaliações, o paciente e seus familiares são orientados e conforme sua necessidade e o retorno é agendado.

Outro objetivo da avaliação é entrar em contato com os profissionais que atendem o paciente em sua cidade de forma que o tratamento seja o mais adequado possível.

Quando o paciente necessita de um especialista, buscamos entre os profissionais comprometidos quem possa atendê-lo e acompanha-lo na sua própria cidade ou região.

Hoje em dia a maioria dos pacientes viaja através dos Programas de Tratamento Fora de Domicílio – TFD, cedidos pelo governo federal.

Por este motivo, iniciamos a ajuda de custo para a hospedagem dos pacientes com direito a um acompanhante em hospedaria próxima ao Ambulatório, nos dias de consulta (máximo de 3 pernoites).

Caso a família prefira outro tipo de hospedagem, informamos a respeito de hotéis na região. Nestes casos o valor do subsidio será o da hospedaria.

 O Ambulatório de Imunopediatria - Casinha

Do imóvel, utilizamos uma área de 106,93 m². Até o final de 2014 o estado em que se encontravam as 2 salas de atendimento, o banheiro, o pátio e a cozinha, deixava muito a desejar.

A quantidade de pacientes aumenta cada vez mais e a disponibilidade de macas ou poltronas para o atendimento era urgente.

Outro problema era a ausência de uma sala onde os médicos pudessem discutir os casos ou conversar com a família com privacidade e longe do paciente.

Simultaneamente ao atendimento, os pacientes contam com uma atividade recreativa realizada no novo pátio.

Sendo assim, nos propusemos a reformar estas áreas para cumprir um dos nossos objetivos que é a qualidade de vida que afinal, deve se estender a um local minimamente digno para o atendimento, independentemente a quem pertença o imóvel.

Para que a reforma pudesse ser iniciada contamos com todo apoio da Dra. Beatriz Tavares na obtenção das autorizações junto à Gerência de Engenharia e Infraestrutura Hospitalar do Hospital São Paulo.

Durante os 4 meses de reforma contamos com a colaboração de pacientes, familiares, funcionários e empreiteiros para que pudéssemos prosseguir com os serviços, de acordo com o cronograma de obras.

Queremos deixar registrado nosso agradecimento a todos que contribuíram para que este objetivo fosse atingido e principalmente agradecer àqueles que nos motivam: Aos nossos pacientes e seus familiares por sempre nos mostrarem o verdadeiro valor da vida!

Fotos de como era antes (clique para ampliar):




Fotos de como ficaram após a reforma (clique para ampliar):

 
Acontece...

Aguarde breve atualização

ATCP Project aprova subsídio para pesquisa

ATCP Project aprova subsídio para pesquisa

ATCP Project aprova subsídio para pesquisa coordenado pela Dra. Beatriz Tavares e sua...
Congresso Mundial de Ataxia-Telangiectasia

Congresso Mundial de Ataxia-Telangiectasia

A-T Clinical Research Conference Warsaw, Poland, October 6-8 2016 Entre os dias 6 e 8 de...
Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Uma vida com atitude Se você curte Rock, entre no site da Tuta Shirts.... Se você curte Filmes,...
 
Projetos em Andamento

Plataforma global de dados


Novo questionário! Novas informações!

O novo questionário é de grande importância pois através dele...

A manutenção da Nova Casinha

A manutenção do Ambulatório de Imunopediatria -  Casinha A...
 
 
 
19.10.2019