O lanche e as atividades artísticas da Casinha

A Casinha precisa de sua ajuda!



O lanche teve início quando percebemos que alguns pacientes que saiam de madrugada de suas casas ou que vinham em jejum para a realização de exames ficavam sem comer por longas horas até voltarem.

Os primeiros foram feitos a partir de doações dos próprios pacientes, médicos, residentes e equipe de reabilitação. Alguns já traziam bolo feito de casa e compartilhavam com os demais.
Mas nem todos, por menor que fosse a contribuição, tinham condições de fazê-lo. Então, ficavam constrangidos e não comiam......

Foi por iniciativa de algumas mães que o lanche se tornou oficial. Estas mães, voluntárias, continuam pedindo doações quer seja em alimentos, descartáveis ou em dinheiro, mas, a partir do final de 2014 assumimos mais este compromisso pois sua importância provou-se essencial para aqueles que lá são atendidos não só sob o aspecto nutricional como também de integração social.

Segue abaixo o testemunho da Michelle Santos, mãe de paciente, voluntária e pioneira no preparo dos lanches e que luta constantemente para que continue a ser feito.

“.......geralmente a doação da associação não era mensal, as residentes chegaram junto para não deixar acabar e há muito tempo é com ajuda delas que funcionamos, assim como as médicas e equipe de reabilitação muitas vezes nos socorrem.

Assim viemos matando a fome e trazendo sorriso a muitos ao longo dos anos.

Muitas vezes levei de casa ou comprei do meu bolso...assim como a Néia(mãe de paciente) muitas vezes levou da casa dela...então como desde fevereiro de 2014 não veio mais nada da outra associação que nos ajudava, entrei em desespero pois eu também não tenho para ficar mantendo. Foi quando pedi socorro as meninas e tivemos a ideia de fazermos a lista e resolver esse nosso problema para continuarmos trabalhando sem preocupações.

Esse trabalho é muito importante e que fez toda diferença na vida de muitos…temos muitos pacientes humildes que vem de longe ou muitas vezes de perto e sempre em jejum já contando com nosso lanche.

O cardápio depende do que temos na despensa, mas geralmente fazemos umatorta salgada e um bolo toda terça e toda sexta. Para beber, leite com chocolate e/ou suco de gelatina. Em ocasiões especiais fazemos o bolo de aniversário e alguma coisa diferente salgada, tudo com a ajuda das meninas onde cada uma leva alguma coisa. Também ajudam quando combinamos fazer coisas diferentes... nos dias mais frios, quando temos ingredientes fazemos algum tipo de caldo e as vezes em vez de bolo e torta fazemos outras coisas tipo arroz doce, bolinho de chuva, pão caseiro, esfirra.

Tudo tem a aprovação e o acompanhamento das nutricionistas inclusive, nossa torta é feita com vários tipos de legumes. É uma boa refeição com um custo mais baixo.

As vezes de sexta a Neia traz frutas doadas por um sacolão e quando a quantidade é grande além do suco natural, distribuímos entre os pacientes. Outras vezes algunspacientes trazem bolo ou algo salgado já preparado, então só complementamos o restante para ser suficiente naquele dia.

Procuramos alimentos de preparo rápido pois pelo tempo que temos é o que sabemos e vamos conseguir fazer.

Com as doações em dinheiro mantemos parte dos ingredientes do lanche, o gás, os descartáveis,como também o material de artesanato para as crianças se ocuparem durante a infusão da medicação.

Tudo que compro sempre pego a nota fiscal, mas confesso que faço milagre pois levo tudo daqui de Votorantim pois perto do hospital tudo é mais caro. Aqui pesquiso e compro em lugares diferentes, muitas vezes passo em vários lugares no mesmo dia para economizar o máximo que consigo...

Quando entrego essas notas para você passo todos os valores no nosso caderno de doação, assim como tudo que pego em dinheiro anoto quem deu, o valor e a data que deu, para eu ter o controle...”

As voluntárias estão prontas masprecisamos da sua colaboração em alimentos, gás e descartáveis para que o lanche das crianças que são atendidas na Casinha continue. Vejam abaixo a lista geral dos produtos que utilizamos mensalmente. Qualquer outro alimento que não esteja na lista também pode ser doado. Certamente as voluntárias e as nutricionistas criarão alguma preparação para ele.





Necessitamos de doação de alimentos para o café da manhã  e almoço das crianças que são atendidas diariamente na Casinha.

2_-_1800857_2355261533


Farinha de trigo
Farinha integral
Açúcar refinado
Nescau - de preferência 2.0
Adoçante
Óleo
Milho de pipoca
leite em pó
Leite integral
Leite condensado
Leite de coco
Pó de café
Margarina
Bolacha - Maisena
Milho Verde
Fermento
Ervilha
Azeitona
Tempero sabor ami completo sem pimenta(toque de louro)
Chantily - Amélia
Sardinha ou atum
Chocolate granulado
Coco ralado
fuba
Aveia
Maisena
seleta
polvilho
creme leite
pessego calda
goiabada
queijo ralado
sal
mistura para bolo
suco 
HORTI FRUTI
Batata
Cenoura
Tomate
abobrinha
Mandioquinha
Cebola
Alho
Ovos
LATICINIOS e FRIOS
Queijo Prato
Mussarela
Presunto light
 
CARNES
Peito de frango
Carne moida
 
EMBALAGENS
Sacos de papel - tamanho hamburger
Prato de sobremesa
Garfinhos
Papel aluminio
Saco plástico
Copos - 250 ml
Guardanapo
Canudinho
 
MATERIAL DE LIMPEZA
Detergente
Bombril
Esponja
Sabão em pedra

A Casinha está situada na:

Rua dos Otonis, nº 719

Vila Clementino - São Paulo


 
Acontece...
ATCP Project aprova subsídio para pesquisa

ATCP Project aprova subsídio para...

ATCP Project aprova subsídio para pesquisa pela Dra. Beatriz...
Pique Nic no Parque do Ibirapuera! Participe!

Pique Nic no Parque do Ibirapuera!...

Congresso Mundial de Ataxia-Telangiectasia

Congresso Mundial de...

A-T Clinical Research Conference Warsaw, Poland, October 6-8...
Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Tuta Shirts - Camisetas com Atitude

Uma vida com atitude Se você curte Rock, entre no site da Tuta...
 
Projetos em Andamento

Plataforma global de dados


Novo questionário!!

O novo questionário é de grande importância pois através dele...
A manutenção da Nova Casinha

A manutenção da Nova Casinha

A manutenção da nova Casinha A reforma da Casinha foi realizada...
O lanche e as atividades artísticas da Casinha

O lanche e as atividades artísticas da...

A Casinha precisa de sua ajuda! O lanche teve início quando...
 
 
 
23.04.2017